O NECiFarm - História
A 19 de dezembro de 2007, na Universidade do Algarve é fundado o Núcleo de Estudantes de Ciências Farmacêuticas da Universidade do Algarve (NECiFarm), uma Secção Autónoma da Associação Académica da Universidade do Algarve (AAUAlg). Mais tarde, em fevereiro de 2011, o NECiFarm obtém o estatuto de Membro Observador da Associação Portuguesa de Estudantes de Farmácia (APEF), tendo em novembro de 2012 obtido finalmente o estatuto de Membro Efetivo da APEF.
O NECiFarm tem as suas bases de atuação direcionadas para a representação dos estudantes do curso do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas da Universidade do Algarve, perante todas as academias de estudantes de Ciências Farmacêuticas, bem como organismos e instituições que tutelam e regulam o exercício da profissão farmacêutica. Assim, assume como prioridade uma representação digna de todos os estudantes do MICF e da sua instituição, a nível nacional e internacional. Além disso, é também objetivo do NECiFarm assegurar uma formação extra-curricular aos seus estudantes e ex-estudantes, complementar ao plano curricular do curso.
A nível nacional, o NECiFarm esteve presente pela primeira vez na Expofarma em 2009, tornando-se uma presença assídua todos os anos, desde então. 2010 foi o ano de lançamento a nível nacional, altura em que o NECiFarm esteve envolvido, juntamente com a Ordem dos Farmacêuticos e outros Núcleos e Associações de MICF do país, na elaboração dos primeiros passos do Protocolo de Estágios entre OF, APEF, APJF e APIFARMA. No mesmo ano, teve ainda início o processo de candidatura à APEF. Decorria já o ano de 2011, quando o NECiFarm consuma a sua entrada na APEF como membro observador e, após candidatura, é eleito Organizing Comittee, recebendo assim a 1ª edição do APEF Training Project na cidade de Faro, um projeto da APEF. Ainda no mesmo ano, decorreram as I Jornadas Farmacêuticas do Algarve. Com o tema “Valorização do Farmacêutico num contexto de Mudança”, onde marcaram presença ilustres figuras do setor farmacêutico em Portugal.
A nível internacional, em 2009, o NECiFarm proporciona o primeiro intercâmbio a três estudantes em Durres, Albânia, e em 2010, seis estudantes foram para Bari, Itália, ambos eventos da Youth for Exhange and Understanding (YEU). Em 2011 participa no seu primeiro Quatrino, na Roménia, um intercâmbio através da EPSA (European Pharmaceutical Students' Association), onde participaram seis estudantes de MICF do Algarve. Em 2012 o NECiFarm desenvolve o Student Exchange Programme (SEP), por parte da IPSF (International Pharmaceutical Students Association) conseguindo colocar um aluno no estrangeiro e apostando na receção de alunos estrangeiros em Faro.
São várias as atividades de destaque do NECiFarm que se vão repetindo anualmente, enquanto outras novas vão surgindo. Das atividades mais antigas do NECiFarm, destacam-se, pelo seu sucesso, a cada ano que passa, o Ciclo de Palestras, os Rastreios à População, os Estágios de Verão extra-curriculares, a Gala de Ciências Farmacêuticas e o Colóquio NECiFarm. O NECiSocial surge como a mais recente atividade do NECiFarm, com o intuito de promover a cidadania e o voluntariado junto dos estudantes de Ciências Farmacêuticas da Universidade do Algarve.
|
Certamente, muito mais história haverá por contar num futuro próximo! Com mais de dez anos de existência, o NECiFarm continua e continuará a apostar na formação dos nossos estudantes, a nível nacional e internacional.